Terminologia
13 de março de 2007
- O eu, o infra-eu e o super-ego.
- Ihh, há tanto tempo. Hoje já não se diz assim.
- Tudo bem. Os significados são os mesmos e esta terminologia continua a ser, para mim, a mais significativa. Ou seja, percebe-se logo onde se quer chegar.
- Ai sim?
- Sim! Vejamos o ponto a seguir, que é o do culto da personalidade. Todos somos bons e maus, somos o que quisermos ser. Todos temos capacidade para alterar, acentuar ou corrigir o que tivermos vontade de mudar na nossa personalidade.
- Com hipnose, comprimidos e eu sei lá mais quê?
- Nada, nada! Simplesmente com um enoorme esforço de boa vontade para a nossa felicidade. É da nossa vontade auto-corrigirmo-nos em pensamentos e frases positivas, optimistas e esperançosas. Todos podemos influenciar melhor a nossa personalidade, muitas vezes pacífica e aceitante do dia-a-dia. A paciência é uma virtude, se ligada à esperança de melhores tempos.
- Ou seja, corrigimo-nos como corrigimos as crianças, que nem dão os bons-dias ou nem pedem licença para interromper.
- Exactamente! Auto-educamo-nos na vontade de ser melhores, na esperança que tudo mude para melhor. Isso é a inteligência emocional.
- Ou seja?
- O ser, de modo inteligente, conhece e educa as suas emoções negativas em positivas, conseguindo assim ser livre em si mesmo, de mente e coração.
- Ou coração e mente...
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home