Escritos de Eva

Aqui Eva escreve o que sonha e - talvez - não só. Não tem interesses de qualquer tipo nem alinhamento com sociologias, política, religião ou crenças conformes às instituições que conhecemos. Estes escritos podem servir de receita para momentos de leveza, felicidade ou inspiração para melhorar cada dia com bons pensamentos. Alguns poemas ou textos... Algumas imagens ou fotos... Mulheres e homens, crianças e idosos podem ler Eva e comentar dando a sua opinião.

2007-03-13

Terminologia

13 de março de 2007

- O eu, o infra-eu e o super-ego.
- Ihh, há tanto tempo. Hoje já não se diz assim.
- Tudo bem. Os significados são os mesmos e esta terminologia continua a ser, para mim, a mais significativa. Ou seja, percebe-se logo onde se quer chegar.
- Ai sim?
- Sim! Vejamos o ponto a seguir, que é o do culto da personalidade. Todos somos bons e maus, somos o que quisermos ser. Todos temos capacidade para alterar, acentuar ou corrigir o que tivermos vontade de mudar na nossa personalidade.
- Com hipnose, comprimidos e eu sei lá mais quê?
- Nada, nada! Simplesmente com um enoorme esforço de boa vontade para a nossa felicidade. É da nossa vontade auto-corrigirmo-nos em pensamentos e frases positivas, optimistas e esperançosas. Todos podemos influenciar melhor a nossa personalidade, muitas vezes pacífica e aceitante do dia-a-dia. A paciência é uma virtude, se ligada à esperança de melhores tempos.
- Ou seja, corrigimo-nos como corrigimos as crianças, que nem dão os bons-dias ou nem pedem licença para interromper.
- Exactamente! Auto-educamo-nos na vontade de ser melhores, na esperança que tudo mude para melhor. Isso é a inteligência emocional.
- Ou seja?
- O ser, de modo inteligente, conhece e educa as suas emoções negativas em positivas, conseguindo assim ser livre em si mesmo, de mente e coração.
- Ou coração e mente...