Escritos de Eva

Aqui Eva escreve o que sonha e - talvez - não só. Não tem interesses de qualquer tipo nem alinhamento com sociologias, política, religião ou crenças conformes às instituições que conhecemos. Estes escritos podem servir de receita para momentos de leveza, felicidade ou inspiração para melhorar cada dia com bons pensamentos. Alguns poemas ou textos... Algumas imagens ou fotos... Mulheres e homens, crianças e idosos podem ler Eva e comentar dando a sua opinião.

2007-03-05

Matemática e conjuntos

5 de março de 2007

- Matemática e os conjuntos.
Os conjuntos e as regras da sua intersecção ou divisão ou separação, que sei eu quantas coisas podem acontecer com estes conjuntos...
- Ora essa! Não sabes é as regras, porque tudo o que acontece com os conjuntos está regulado. E garanto-te que não há falhas! Só há leis a serem cumpridas. E sabidas! Bem decoradas, de preferência.
- Mas olha lá, conjuntos ou grupos de dados são a mesma coisa, não são?
- Ihhh, ainda vais aí...
- É para que vejas que, se não percebo matemática, não significa que não saiba das coisas.
- Isto está bom, está!
- Ou seja... os grupos de coisas, animais, plantas ou pessoas também são formados por elementos semelhantes, com regras a cumprir para as suas transformações ou simples manutenção - digo sobrevivência.
- Pode ser uma das aplicações, pode!
- A grande diferença então é que a matemática já regulou as características e publicou-as de modo a que todos possam aprendê-la, se quiserem.
- Pois foi!
- Mas as ciências, a biologia, por exemplo, ainda não regulamentou nada semelhante neste campo de acção.
- Nem vai, porque está interessada (a ciência) na experimentação livre de quaisquer entraves.
- E as éticas e as morais?
- Essas têm regras, sim senhor, mas não são muito conhecidas e de modo algum decoradas como deveriam ser, ou como as da matemática.
- Pois! Senão as experiências não padeceriam desse falha nas atitudes de alguns cientistas.
- Chegámos. Obrigada pela boleia. Amanhã levo-te eu e assim vai ficando bom e mais barato.
Óptimo.