Escritos de Eva

Aqui Eva escreve o que sonha e - talvez - não só. Não tem interesses de qualquer tipo nem alinhamento com sociologias, política, religião ou crenças conformes às instituições que conhecemos. Estes escritos podem servir de receita para momentos de leveza, felicidade ou inspiração para melhorar cada dia com bons pensamentos. Alguns poemas ou textos... Algumas imagens ou fotos... Mulheres e homens, crianças e idosos podem ler Eva e comentar dando a sua opinião.

2008-01-11

A diferença

.
Há indivíduos mais pensados e outros de acção dinâmica, por natureza.
Isto é, por predisposição natural.
Depois, pelas vicissitudes da vida, pelas companhias, etc., a sua personalidade vai moldando-se e ora seguem e aprofundam essas primeiras orientações, ora podem, até, seguir orientações contrárias ou misturadas com predominância de uma ou de outra.
Pela vida fora vão-se tornando cada vez mais habilidosos nas suas acções e capacidades.
Os que orientam a sua vida para as máquinas e demais afazeres, chegam a inventá-las e a construir outras mais evoluídas.
Os que se orientam para o estudo e pesquisa, chegam a investigações cada vez mais exactas e específicas.
Destes, diferenciam-se os que se dedicam ao estudo da mente, seja em áreas cerebrais de neurologia ou de psiquiatria, psicólogos e estudiosos.
Estes últimos aprendem a desenvolver a mente, às vezes seguindo apenas instruções dadas em livros, outras vezes em grupo.
Para todas as áreas, para todos os interesses, para todas as curiosidades satisfeitas, há sempre algo subjacente que marca a diferença.
Essa diferença reside na ética, nos princípios morais de maior pureza – ou não.
Daí, reconhece-se imediatamente (porque se sente, ou se pressente, por instinto) o que habitualmente se chama o “toque de classe”.
- E de luz!

.
.
.
.

Disse Ortega y Gasset:
com a moral corrigimos os erros dos nossos instintos, e com o amor os erros da nossa moral!
.
.