Escritos de Eva

Aqui Eva escreve o que sonha e - talvez - não só. Não tem interesses de qualquer tipo nem alinhamento com sociologias, política, religião ou crenças conformes às instituições que conhecemos. Estes escritos podem servir de receita para momentos de leveza, felicidade ou inspiração para melhorar cada dia com bons pensamentos. Alguns poemas ou textos... Algumas imagens ou fotos... Mulheres e homens, crianças e idosos podem ler Eva e comentar dando a sua opinião.

2007-07-10

Velhice

10 de julho de 2007

Transportes de passageiros. Nas cidades estão cada vez mais úteis mas nos locais mais isolados, é de carro ou de moto (de moto, classe à parte no mundo das “motas”) que as pessoas se servem no dia-a-dia.
Porque os horários são de poucas carreiras ou comboios e, nos sítios mais pequenos, as pessoas deslocam-se a pé, de moto ou em carros de particulares.
Uma deslocação, de casa para outro sítio, é uma das razões principais para as pessoas se isolarem cada vez mais se não têm facilidade de transporte.
Com o avanço dos anos as pessoas ainda podem ficar mais isoladas com os problemas de saúde habituais.
Hoje em dia é uma constante pessoas idosas e sózinhas em casa, sem quaisquer cuidados, sobretudo quando a vizinhança também se vai embora ou se isola por motivos semelhantes.
Os setenta e muitos, os oitenta e os noventa e tais são geralmente sinónimo de vida pobre, muito pobre.
Pobre de meios de subsistência, de cuidados de saúde, de condições de vida social, etc.
Daí às demências e alucinações é um passo muito curto.
Depois de trabalhar uma vida sem cessar e criar a família, só resta esperar o dia final desta vida.
Antigamente os povos tribais e nómadas deixavam os seus velhos para trás na altura das deslocações sazonais.
Hoje, neste terceiro milénio, nem se consegue definir onde ficam, mas tudo indica que não ficam nada bem.