Escritos de Eva

Aqui Eva escreve o que sonha e - talvez - não só. Não tem interesses de qualquer tipo nem alinhamento com sociologias, política, religião ou crenças conformes às instituições que conhecemos. Estes escritos podem servir de receita para momentos de leveza, felicidade ou inspiração para melhorar cada dia com bons pensamentos. Alguns poemas ou textos... Algumas imagens ou fotos... Mulheres e homens, crianças e idosos podem ler Eva e comentar dando a sua opinião.

2007-05-12

A persistência da amizade

12 de maio de 2007

- Amizade é uma alegria. É bom ter amigos, sentir que se preocupam pelo que somos presentemente. Isto é, acercarem-se de nós por aquilo em que nos tornámos, por tudo aquilo em que a vida nos tornou.
- Os amigos são bons quando vão corrigindo os nossos exageros e quando aceitam a nossa opinião sobre eles mesmos; e quando nos dão a palmadinha no ombro se estamos tristes.
- As mágoas e os pesares que sentimos, esses devem ser amaciados com a nossa tolerância e compreensão por todos aqueles que, não conseguindo ser melhores, às vezes nos ferem.
- Ter a confiança e a esperança que serão melhores, conservando a nossa amizade com todo o nosso desvelo é sempre bom.
- Sim, porém se os amigos são casados não é bom tomar partido, porque o casal forma uma célula familiar que só a eles diz respeito e que deve ser respeitada como tal.
- Evidentemente! Isto são situações gerais pois cada caso tem características próprias.
- Estou de acordo com quase tudo. O quase é porque os meus amigos vão sempre embora para longe. Ou então vou eu. Estabelece-se uma distância real que se transmite depois a uma certa distância afectiva e portanto falham-me alguns aspectos da amizade.
- É uma pena porque isso pode criar uma sensação de solidão. Mas por outro lado, sempre que há reencontro, também o tempo deve escassear para tantas saudades e assuntos.
- Isso é verdade, as amizades têm perdurado. São boas! Têm resistido à distância e ao tempo.
- Tudo o que é verdadeiramente sentido, persiste!