Escritos de Eva

Aqui Eva escreve o que sonha e - talvez - não só. Não tem interesses de qualquer tipo nem alinhamento com sociologias, política, religião ou crenças conformes às instituições que conhecemos. Estes escritos podem servir de receita para momentos de leveza, felicidade ou inspiração para melhorar cada dia com bons pensamentos. Alguns poemas ou textos... Algumas imagens ou fotos... Mulheres e homens, crianças e idosos podem ler Eva e comentar dando a sua opinião.

2007-02-15

Racionalidade e ilusão

15 de fevereiro de 2007

Fantasia e vaidade estão sempre relacionadas.

As mulheres, geralmente, seguem a vaidade do bem parecer de aspecto: cabelos, maquilhagem e roupas.
Os homens dedicam-se mais à vaidade do bem-estar: casa, carro e boa mesa.
As crianças fazem com amigos e brincadeiras, as suas fantasias.
Os sonhos são outra coisa, pois são os desejos de cada um.
Sem contar com os sonhos vividos, das mensagens ou das visitas ao passado e ao futuro.
Essas regiões de ilusão e criatividade devem ser racionalizadas ou educadas ou disciplinadas - como se quiser considerar.
- O modo de fazê-lo fica para a próxima aula. Agora, a saber: há dúvidas?
- Não própriamente. Gostaria de avançar um pouco que seja, para saber o método que adoptaria para essa reeducação da personalidade. Isto porque segundo a maioria das opiniões, quando nascemos trazemos as tendências e não os pensamentos assim desenvolvidos em ilusões.
- Pois, a criança vai desenvolver ao longo da vida as suas motivações ou vai travá-las e racionalizá-las. Daí termos adultos criativos e outros tão lógicos. Em casos extremos, temos a loucura e o crime.
Quanto à metodologia, esta passa sempre por um enorme esforço pessoal. Esse esforço é que pode ser acompanhado e enquadrado segundo meios clínicos ou não.
Mas o esforço é imprescindível. O resultado é que pode diferir conforme os meios de ajuda.
- Nós somos sempre o que pensamos, quer queiramos ou não aceitar isto como um facto?
- Pois somos!