Escritos de Eva

Aqui Eva escreve o que sonha e - talvez - não só. Não tem interesses de qualquer tipo nem alinhamento com sociologias, política, religião ou crenças conformes às instituições que conhecemos. Estes escritos podem servir de receita para momentos de leveza, felicidade ou inspiração para melhorar cada dia com bons pensamentos. Alguns poemas ou textos... Algumas imagens ou fotos... Mulheres e homens, crianças e idosos podem ler Eva e comentar dando a sua opinião.

2007-09-24

Memória

.
- Há músicas, pormenores (desde cheiros a sabores) que produzem um “clique” na memória.
Tudo o que fizemos, observámos com mais ou menos atenção, tudo o que olhámos e tudo o que vimos, tudo o que ouvimos, enfim, rigorosamente tudo, fica registado em nós.
Acontece que, em dado momento, algo nos recorda um acontecimento a que nem sequer demos importância e, no entanto, ele aparece como um filme na nossa mente.
É incrível a quantidade de coisas que somos capazes de acumular sem o perceber.
É também evidente que isso traz vantagens, desde que sejamos capazes de seleccionar a nossa atenção.
- Mas isso é verdadeiramente difícil e, sobretudo, trabalhoso.
- São exercícios de paciência diários e de vigilância constante.
São exercícios que demoram tempo – geralmente anos – e que, à menor distracção, parecem escorregar para o princípio, para o primeiro dia das nossas tentativas.
Porém, quando passarem anos e olharmos para trás, estamos irreconhecíveis de nós próprios, mesmo sem ter alcançado a disciplina da atenção a que nos dedicamos.
- E chamas a isso o quê?
- Eu? Bem… posso chamar-lhe renovação de mim em mim!
.
.
. Memories of a Delicious Melon
© Juan Kelly