Escritos de Eva

Aqui Eva escreve o que sonha e - talvez - não só. Não tem interesses de qualquer tipo nem alinhamento com sociologias, política, religião ou crenças conformes às instituições que conhecemos. Estes escritos podem servir de receita para momentos de leveza, felicidade ou inspiração para melhorar cada dia com bons pensamentos. Alguns poemas ou textos... Algumas imagens ou fotos... Mulheres e homens, crianças e idosos podem ler Eva e comentar dando a sua opinião.

2007-09-13

Manias?

.
- Mania de querer que os outros e todas as coisas sejam ou estejam em conformidade com a sua opinião ou dedução.
- Isso é o princípio dos ditadores, não é?
- Deve ser! Realmente denota uma imensa vontade de dirigir a seu belo prazer. O que não quer dizer que os pensamentos não sejam um final de muitos pensamentos e raciocínios alternativos que, por dedução, confluam em determinado pensamento.
- Não é isso que está em causa, pois não?
O que interessa é a falta de condescendência para outras opiniões por não serem iguais à sua ou por nem sequer terem ocasião de ser formadas.
- Há quem considere isso apenas falta de concentração ou disciplina mental. Isto é, se a pessoa direccionar a sua atenção para o seu próprio trabalho, exteriorizado em algo material ou interiorizado em pensamentos lógicos, não interessa o que os outros fazem.
- Hãã…? Egocentrismo puro?
- Não, não! Simples concentração! A atenção está naquilo que é capaz de discernir ou produzir. Os outros interessam para ajudar se necessitarem. Ou confraternizar em relato de ideias. Não no sentido de progredir nas conclusões ou dar a conhecer as suas.
- Entendi! Não mais que a procura incessante da qualidade que pode imprimir ao que se idealiza.
- Precisamente! Seguindo esse objectivo o mais consciente possível – o da sua significância e insignificância no universo!
- Pois sim… será isso… então…hum… talvez sim!
.
.

Joan Miró