Manias?
- Isso é o princípio dos ditadores, não é?
- Deve ser! Realmente denota uma imensa vontade de dirigir a seu belo prazer. O que não quer dizer que os pensamentos não sejam um final de muitos pensamentos e raciocínios alternativos que, por dedução, confluam em determinado pensamento.
- Não é isso que está em causa, pois não?
O que interessa é a falta de condescendência para outras opiniões por não serem iguais à sua ou por nem sequer terem ocasião de ser formadas.
- Há quem considere isso apenas falta de concentração ou disciplina mental. Isto é, se a pessoa direccionar a sua atenção para o seu próprio trabalho, exteriorizado em algo material ou interiorizado em pensamentos lógicos, não interessa o que os outros fazem.
- Hãã…? Egocentrismo puro?
- Não, não! Simples concentração! A atenção está naquilo que é capaz de discernir ou produzir. Os outros interessam para ajudar se necessitarem. Ou confraternizar em relato de ideias. Não no sentido de progredir nas conclusões ou dar a conhecer as suas.
- Entendi! Não mais que a procura incessante da qualidade que pode imprimir ao que se idealiza.
- Precisamente! Seguindo esse objectivo o mais consciente possível – o da sua significância e insignificância no universo!
- Pois sim… será isso… então…hum… talvez sim!
Joan Miró
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home