Escritos de Eva

Aqui Eva escreve o que sonha e - talvez - não só. Não tem interesses de qualquer tipo nem alinhamento com sociologias, política, religião ou crenças conformes às instituições que conhecemos. Estes escritos podem servir de receita para momentos de leveza, felicidade ou inspiração para melhorar cada dia com bons pensamentos. Alguns poemas ou textos... Algumas imagens ou fotos... Mulheres e homens, crianças e idosos podem ler Eva e comentar dando a sua opinião.

2008-01-28

Aparências

.
Ela estava despreparada para aquelas funções.
Tinha-as por favores prestados e por querer (muito) aquela actividade.
Mas não tinha bagagem para a sua execução. Notava-se a cada passo as suas dificuldades. Não sabia como fazer nos mínimos pormenores.
Mas a sua personalidade levara-a a encobrir os desaires e incongruências das suas atitudes de pouca qualidade profissional.
Chegou o dia em que as situações se clarificaram e ela, outros como ela, os chefes e familiares – todos – ficaram cientes dos malogros. Ou seja, cada um mostrou o que valia e não valia.
Mas os lugares mantiveram-se ocupados pelos mesmos. Uns sentiram a vergonha das suas acções, o baixo nível a que tinham descido.
Outros olharam para a reacção dos demais e ainda arrogaram algumas queixas, como a justificar o injustificável. E quem quisesse desculpar que desculpasse porque era assim - e pronto!
Ficou a mágoa, a tristeza do engano.
A angústia de ainda se lidar assim com as aparências.
Ficou a procura incessante da essência.
Das essências desta vida que vivemos.
Vivemos para quê?
Para aparentar muito mais do que se é verdadeiramente e colher esses louros?
Ou para um desligar, cada vez mais nítido, do que nos rodeia para conseguir seguir.
Seguir sempre os nossos princípios.
.
.

Rachel Bertoni
.

Disse Mohandas Karamchad Gandhi (Mahatma) : o único tirano no mundo que posso aceitar é a minha consciência !
.